Friday, July 27, 2007

repostando

Universidade para principiantes - Postado originalmente no meu blog pessoal. 


Quando eu entrei para a UFF em 2005 foi um misto de deslumbramento e decepção. Nos meus primeiros tempos na universidade eu não saia da biblioteca e fiquei um tanto decepcionado ao ver que o acervo era um tanto deficiente. É verdade que as opções existentes eram bem maiores do que eu já havia tido. Durante horas naquele lugar eu li vários livros, desde ficção-científica até uma tijolo clássico com Guerra e Paz. Entretanto foi decepcionante perceber que quase todos os textos que eram pedidos pelos professores não eram encontrados lá, eu que pensei em economizar muita grana em xerox, sem falar na experiência muito mais rica de ler um texto inteiro em vez de um capítulo, tive que me render a realidade de um acervo muito deficiente. Outro problema sério foi a falta de informações, a calourada bem que podia ter nos apresentado aos serviços que a universidade oferece aos estudantes em vez de fazer proselitismo político. Recolher dinheiro para fazer festas de boas-vindas tudo bem, mas seria melhor ter sabido por um veterano que o curso de história tinha um laboratório de informática no quinto andar do bloco O do que por uma professora, e só um mês depois. Acho que a calourada deve servir para enturmar o estudante que está chegando, até apresentá-lo ao mundo político da universidade e os problemas que ela enfrenta, mas também tem que servir para mostrar o que ela tem a oferecer e como ele pode aproveitar-se disso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home