Thursday, August 02, 2007

Ocupação não pode virar paizagem

Uma colega que atua na mesma bolsa de extensão do que eu me perguntou se a ocupação da reitoria da qual estou participando não está num processo em que se tornou parte da paizagem, se não seria mais produtivo ocupar a frente do teatro. Eu respondi a ela que isso exige uma participação maior dos estudantes. No entanto, é inegável que a questão colocada por ela tem relevância. É certo que precisamos agitar mais aquele espaço para tornar a nossa presença lá mais efetiva e que gere um incômodo de verdade à reitoria. O que eu posso dizer é que essa idéia já está amadurecendo entre nós que estamos fazendo essa ocupação; da mesma forma que instituimos uma atividade permanente no acampamento do Gragoatá todas as quintas é urgento fazer algo parecido na reitoria. No entanto, é importante também que os estudantes se mostrem mais atuantes em vez de deixarem para a "vanguarda" fazer isso por eles. Essa mania de não se colocarem na linha de frente das lutas enfraquece o movimento e permite que o mesmo acabe sendo tomado por aproveitadores. Nós da OELI temos muito cuidado em evitar isso, não queremos ser os "donos" da ocupação, assim como não queremos que o mesmo aconteça no acampamento Maria Júlia Braga. É importante que todos os estudantes que tenham identificação com a luta por uma universidade melhor e mais próxima da sociedade estejam nessa luta conosco.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home